gestao contratos operações logísticas
DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO
LOGÍSTICA
1. IntroduçãoO aumento da competitividade, gerado pela crescente globalização, tornou necessário o fortalecimento e capacitação do país para enfrentar, em melhores condições, a concorrência externa. Assim, as empresas necessitaram aumentar a produtividade com a conseqüente redução de custos, além de incentivar o gerenciamento logístico mais eficaz. As operações ficaram mais complexas em decorrência do aumento do mix de produtos, diminuição dos prazos de entrega, menores ciclos de vida dos produtos, mercados mais exigentes e, ainda, pela utilização intensiva da Tecnologia da Informação (TI). Este cenário fez com que as empresas focassem cada vez mais na atividade logística de seus negócios.
Desta forma, percebe-se o surgimento de empresas prestadoras de serviços, capazes de assumir a operação logística de seus clientes. Estes, por sua vez, verificam a possibilidade de obter ganhos através da terceirização logística por meio: i) da redução do custo de suas operações, ii) do aumento na qualidade dos serviços logísticos uma vez que o operador detém o know-how destes serviços, iii) da redução de capital imobilizado; e (iv) de maior flexibilidade para reagir aos movimentos do mercado.
Observa-se, então, que as organizações procuram terceirizar suas operações logísticas contratando empresas prestadoras de serviços especializados. No entanto, para que esta contratação tenha sucesso é necessário que o processo seja conduzido de modo eficaz. Afinal, a operação logística de uma organização influencia direta e indiretamente na relação com os clientes, garantindo sua fidelização.
Este artigo pretende, através da utilização do método de estudo de caso, promover uma discussão sobre a importância do processo de contratação das atividades logísticas, bem como das flexibilidades encontradas na formulação de contratos. Optou-se por fazer um exame mais profundo sobre o tema dos contratos de terceirização