Proteínas
QBQ211 - IQUSP - 2008
ESTRUTURA DE AMINOÁCIDOS
1. b) Identificar a região onde há variação de estrutura química entre os diferentes aminoácidos (cadeia lateral ou grupo R).
1. c) Qual é a fórmula geral dos aminoácidos?
H
+H 3N — Cα — COO
R
1.
d) Classificar os aminoácidos, de acordo com sua cadeira lateral, em: apolares polares não iônicos polares carregados positivamente polares carregados negativamente.
2. Associe as descrições abaixo com o aminoácido correspondente I. Possui a menor cadeia lateral, nas proteínas provoca o menor impedimento estérico (espacial).
II. O grupo R contém enxofre e é neutro em todos os pHs.
III. Apresenta grupo R pequeno e polar contendo uma hidroxila. Este aminoácido é importante no sítio ativo de algumas enzimas.
IV. O único aminoácido que possui um α-amino grupo substituído. Influencia o dobramento da proteína forçando uma curvatura na cadeia.
2. Associe as descrições abaixo com o aminoácido correspondente V. O único aminoácido que possui um grupo R ionizável com pKa próximo de 7. É um grupo importante no sítio ativo de algumas enzimas. VI. Forma ligações cruzadas de dissulfeto (pontes de dissulfeto) entre cadeias polipeptídicas, o pKa do seu grupo funcional é cerca de 8.
3. Considerando-se os aminoácidos alanina e aspartato: a) Desenhe a curva de titulação do aminoácido
alanina pH pH
aspartato
VII. Quando seu grupo R polar não carregado é hidrolisado, este aminoácido converte-se em outro que possui uma carga negativa em seu grupo R quando pH ao redor de 7.
9,87
9,90
3,90 2,35 VIII. O grupo R tem pKa próximo de 12, consequentemente encontra-se carregado positivamente em todos os pHs fisiológicos. Sua carga positiva é importante em algumas proteínas para a ligação com grupos fosfatos negativamente carregados 1,99
HCl
HCl
3. Considerando-se os