Proteínas
Você sabia que as proteínas desempenham funções de defesa, controle do metabolismo e contração e outras a sustentação estrutural da célula e dos tecidos? Sim, é verdade e não são apenas essas suas funções. Nosso corpo produz em média, 100.000 proteínas, e estas desempenham diversas funções biológicas nas células. As proteínas são compostos orgânicos bioquímicos mais abundantes e importantes nas células e, constituem quase 50% de suas massas. Foram descobertas no século XIX através de pesquisas com sangue e clara de ovos. Inicialmente foram chamadas de albuminóides. Somente após 1838 o termo proteínas começou a ser utilizado.
Os aminoácidos são parte grandiosa dentro de uma proteína, tanto que, a estrutura primária de uma proteína, que representa a estrutura da molécula, é constituída pela sequência de aminoácidos. As estruturas das proteínas são divididas em primária, secundária, terciária e quaternária, essa, surge apenas nas proteínas oligoméricas.
Já a estrutura química, é basicamente formada por carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio. Às vezes, são somados átomos de outros químicos a estes.
São classificadas por composição (Simples e conjugadas); Por número de cadeias polipeptídicas (Monoméricas e oligoméricas); Por forma (Fibrosas e globulares).
No caso das funções, são divididas em dois grandes grupos: Dinâmicas, responsáveis por transporte, defesa, catálise de reações, controle do metabolismo e contração. E estruturais, que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos.
Depois em subgrupos, tais como: Proteínas de defesa, hormonais, energéticas, condutoras de gases, etc.
Estes e outros assuntos relacionados às proteínas, seguem no trabalho a seguir ampliados e melhor explicados.
História
As proteínas foram descobertas no século XIX através de estudos realizados principalmente com sangue e ovos. Na época, um dos materiais orgânicos mais estudados era a clara de ovo de aves, que são chamadas de