Proteínas Resumo
As proteínas são macromoléculas formadas por uma sucessão de moléculas menores conhecidas como aminoácidos. O homem utiliza somente vinte tipos diferentes de aminoácidos, para a construção de suas proteínas. Com eles, ele é capaz de produzir centenas de proteínas diferentes e de tamanhos variados.
A ligação de até 70 aminoácidos se chama polipeptídio, após esse número de aminoácidos o composto formado é chamado de proteína.
Classificação das proteínas
Simples
São proteínas formadas apenas por aminoácidos. Ex: Albumina.
Compostas
Proteínas formadas além da cadeia de aminoácidos por um grupo prostético, que é um grupo de natureza não proteica. Podem ser lipídios, carboidratos, vitaminas, íons metálicos. Ex: Hemoglobina.
Funções proteicas
Estrutural
São aquelas que participam dos tecidos dando-lhes rigidez, consistência e elasticidade.
Hormonal
Exercem alguma função específica sobre algum órgão ou estrutura de um organismo como, por exemplo, a insulina que retira a glicose em excesso do sangue.
Defesa
Os anticorpos são proteínas que realizam a defesa do organismo, especializados no reconhecimento e neutralização de vírus, bactérias e outras substâncias estranhas. O fibrinogênio e a trombina são outras proteínas de defesa, responsáveis pela coagulação do sangue e prevenção de perda sanguínea em casos de cortes e ferimentos.
Enzimática
Enzimas são proteínas capazes de catalisar reações bioquímicas.
Transportadora
O transporte de gases (principalmente do oxigênio e um pouco do gás carbônico) é realizado por proteínas como a hemoglobina e hemocianina presentes nos glóbulos vermelhos ou hemácias.
Estrutura Dimensional
As proteínas podem ter quatro tipos de estrutura, são elas:
Estrutura Primaria:
Uma molécula de proteína tem, a grosso modo, formato de um colar de contas. O fio fundamental da proteína, formado por uma sequencia de aminoácidos (cuja sequencia é determinada geneticamente), constitui a chamada estrutura primária da