Cargas elétricas-fisica 3
Na experiência foi apresentada uma nova propriedade fundamental da matéria, a carga elétrica. É observada pela interação entre corpos carregados, a interação eletromagnética, que é dividida em três situações: eletrostática, magnetos táticos e a eletromagnética. Mas iremos observar por enquanto só a eletrostática, que é a interação entre cargas em repouso.
Descobriu-se que certas matérias atritadas com outras diferentes, apresentavam uma nova característica, a de atrair corpos leves, apresentando uma nova propriedade, a carga elétrica. Assim o “atritar” é um processo de eletrização, mas não é o único. Foi observado que alguns materiais não ficavam eletrizados, quando o experimentador estivesse com o material diretamente em sua mão, mas se fosse usado um suporte de material eletrizável, a eletrização acontecia. Logo o material atritado e o experimentador eram condutores de carga elétrica, porque permitiam o escoamento de carga, enquanto os materiais eletrizáveis eram isolantes de carga elétrica.
Temos dois comportamentos distintos entre dois corpos carregados: atração e repulsão. Dois corpos com carga de mesmo tipo se repelem e, dois corpos com carga de tipos diferentes se atraem. E através de uma convenção as cargas foram chamadas de positivas e negativas.
II. OBJETIVO
Verificar o comportamento das cargas elétricas, seus dois tipos e interação entre elas. Neste processo utilizamos conceitos como o principio da conservação de cargas e também as propriedades que as cargas têm de atração e repulsão
III. MATERIAL UTILIZADO
Eletroscópio;
Tubo de PVC;
Papel;
Uma tira de alumínio;
Disco metálico para o bastão;
IV. DESCRIÇÃO EXPERIMENTAL
1- Carregue o bastão, atritando com o papel.
2- Aproxime o meio do bastão carregado, da placa de um dos eletroscópios sem encostar-se à placa. Afaste o bastão e observe o que aconteceu com eletroscópio.
3- Carregue o bastão novamente. Aproxime o meio do bastão carregado da placa de um dos