Resumo 2 Proteinas
Faculdade de Ciências da Saúde
Curso Bacharelado em Educação Física
BIOQUÍMICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA
PROTEÍNAS: CARACTERITICAS ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS
1º BIMESTRE
Daniel Canaza Cunha
R.A. 2921520192
Presidente Prudente
Fevereiro 2015
Resumo 2
Proteínas: características estruturais e funcionais
As proteínas fornecem a base estrutural de todos os tecidos e órgãos, e é amplamente o conteúdo proteico desses tecidos que lhes dá sua forma de reconhecimento. Aquelas presentes em diferentes tecidos conferem a cada as suas capacidades matabolicas e funcionais. A quantidade da atividade enzimática presente determina a rapidez em que o processo pode ocorrer. As proteínas e os aminoácidos também constituem ou atuam como precursores para muitos hormônios do organismo, peptídeos regulares e neurotransmissores, e também agem como receptores para esses sistemas de sinalização e executam uma ampla gama de outras funções.
Aminoácidos
Os aminoácidos consistem em um grupamento amino (NH2) e em um grupamento carboxila (-COOH) unidos único átomo de carbono. As proteínas são compostas de cadeias longas de aminoácidos em uma sequencia linear, unidos por ligações peptídicas. Todos os aminoácidos contem carbono, hidrogênio e oxigênio, como os glicídios e o lipídeos, mas todos também contem nitrogênio: dois dos aminoácidos também contem enxofre. Os aminoácidos essenciais não podem ser sintetizados pelo homem e devem estar presentes na alimentação.
Estrutura proteica
As proteínas são formadas como uma sequencia linear de aminoácidos, envolvendo os grupamentos de amino e carboxila de aminoácidos adjacentes: resultando em ligação peptídica. A síntese proteica é controlada pela informação contida no DNA, que determina a sequencia de aminoácidos em uma cadeia proteica. Essas estruturas podem ser classificadas como:
Primária: é definida como a sequencia linear dos aminoácidos unidos por