Breve resumo síntese de proteínas
A 1ª é a TRANSCRIÇÃO. Na Transcrição ocorre a formação de um RNA tendo a fita de DNA como molde. A fida de DNA se abre e nos 2 espaços forma o RNAm , ou seja do DNA formam-se 2 fitas idênticas que vai ter a informação de qual proteína vai ser fabricada.
Esse RNA mensageiro sai do NUCLEO e vai para o CITOPLASMA. Assim a transcrição está feita.
A 2ª é a TRADUÇÃO. Na tradução o RNA transportador (RNAt) vai ser envolvido por um RIBOSSOMO e a partir daí o RNAt vai trazendo os AMINOACIDOS que são necessários para a formação de uma proteína.
O RNAm é a fita verde. Uma ORGANELA chamada RIBOSSOMO se prende ao RNAm e começa a LER as informações que estão no RNAm de 3 em 3 NUCLEOTÍDEOS, chamada de TRINCA, e cada trinca vai informar qual tipo de aminoácido será trazido para o RIBOSSOMO.
E essa trinca chamada de CÓDON vai interagir com as trincas de NUCLEOTÍDEOS do RNAt chamadas de ANTICÓDONS. As trincas do RNAt não vão se encaixar em qualquer códon, tem que ser o códon complementar a ele. No ex abaixo: a trinca do RNAt tem GUANINA, ADENINA, ADENINA-que vai se encaixar com a sua trinca complementar que é CITOCINA, URACILA, URACILA. Se não for assim o RNAt não vai conseguir deixar o aminoácido em vermelho no ribossomo.
E assim vai acontecendo com todos os códons e o ribossomo vai LIGAR os aminoácidos através de ligações, abaixo em laranja, chamadas LIGAÇÕES PEPITÍDICAS E assim a proteína estará