proteção solar
No entanto convêm saber que uma exposição prolongada e inadequada ao sol pode ter consequências negativas, quer a curto, quer a longo prazo.
O que quero fazer, é deixar aqui algumas dicas sobre a forma como devem aproveitar o sol, no entanto de uma forma responsável e segura.
Vou reforçar os cuidados com o sol na criança pois estas apresentam o grupo mais vulnerável aos malefícios do sol, no entanto todas as recomendações transmitidas devem ser postas em prática não só pelas crianças como também pelos adultos.
Começando pelo horário…qual será o mais adequado?
Todas as pessoas e especialmente as crianças deverão evitar a exposição solar entre as 11 e as 17h, pois são as horas onde há uma maior incidência de radiação ultravioleta, se quiserem aproveitar os dias de calor, optem pelas manhas e finais de tarde pois são as alturas mais adequadas e menos perigosas.
Um pequeno truque…repare na sua sombra…se esta for fina e alongada aproveite…pois são as melhores alturas para se expor ao sol
Um pequeno pormenor que convém referir é que crianças ate ao um ano de idade não deverão ir a praia, nem mesmo nas alturas de menor calor, pois estas ainda tem uma pele muito imatura e sensível, e alem disse não é aconselhável o uso de nenhum protector solar ate aos 6 meses de idade. A partir desta idade poderá começara a leva-lo a praia, no entanto por curtos períodos de tempo, nas horas de menor calor, e tendo sempre o cuidado de o manter a sombra.
O vestuário também é muito importante nesta altura, pois funciona como barreira mecânica á radiação solar. Sendo assim opte sempre por roupas escuras, pois dificultam a absorção da radiação solar pela pele. Use também roupa de preferência larga, de forma a