Projeto de Proteção Solar
Centro de Tecnologia
Curso de Arquitetura e Urbanismo
DAU1061 - Conforto Ambiental I
Projeto de Proteção Solar
Brise-Soleil
Rodrigo Ackermann
Santa Maria, RS, Brasil
2013
Introdução
Objetivo
O presente trabalho coniste no projeto de uma proteção solar (brise-soleil) para uma janela voltada a oeste situada na latitude 27° sul de medidas 2m x 1,5m. A função principal é barrar os raios solares durante o período da tarde entre os meses de Agosto a Abril (meses mais quentes).
Carta Solar Latitude 27°
Definição da máscara de sombra
Primeiramente, é delimitado na carta solar o período de sombra desejável: de agosto a abril durante a tarde.
Após, com o auxílio do transferidor de ângulos sobreposto à carta solar, traçam-se os arcos e raios que irão configurar a máscara de sombra que o brise deve projetar.
Foram escolhidos os raios de 60° e 120°, dois arcos perpendiculares à fachada de 40° em cada lado, e um arco paralelo à fachada de 0°, criando a seguinte máscara de sombra:
A escolha de uma máscara com dois arcos de 40° se justifica pela preferência de um brise simétrico, que funciona melhor do ponto de vista estético.
Sobrepondo a máscara de sombra com a carta solar temos:
O cinza mais claro representa a máscara de sombra, e o mais escuro o período de sombra desejável encontrado anteriormente.
O que pode-se perceber, é que com essa configuração, o brise será capaz de encobrir 100% da área de sombra desejável, com um bônus de permitir a entrada de sol durante o auge do inverno, praticamente toda tarde.
Construção do brise
Ao analisar a máscara de sombra, chegou-se a conclusão de que o brise deve ser composto por uma parte horizontal e outra vertical. A parte horizontal define os arcos de 40° enquanto a parte vertical define os raios de 60° e 120°.
Ângulos perpendiculares
Para a construção do brise, começou-se pela