Fps - fator de proteção solar
FSP – Fator de Proteção Solar
OS EFEITOS BIOQUIMICOS DA RADIAÇÃO SOLAR NA PELE
Os efeitos bioquímicos da radiação solar sobre a pele são causados, principalmente pelas radiações UVA e UVB. Exposições repetidas a estes raios levam à alterações, quase sempre irreversíveis à estrutura e função dos tecidos e células na epiderme e derme . Por ser mais penetrante na pele, o UVA atinge a derme profunda e se torna o principal responsável pelo fotoenvelhecimento. A radiação UVB apesar da penetração ser menor, pode chegar até a derme papilar. Com isso provocar alterações nas fibras de elástinas e de colágeno presentes nesta região, bem como na atividade metabólica dos fibroblastos. Sendo assim, o UVB também participa do processo de fotoenvelhecimento. Nem todos os efeitos da radiação UV são maléficos. O UVB é responsável pela síntese de vitamina D na pele. Portanto a exposição moderada a radiação é necessária. Todos os efeito maléficos do UV podem ser minimizados com o uso diário de cosméticos com filtros solares associados, ou não, a antioxidantes.
FSP- FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR
Os Fatores de Proteção Solar (FPS), presentes em todos filtros solares, são uma medida que indica quanto tempo uma pessoa pode ficar exposta, sem se queimar. Eles auxiliam na escolha do produto de acordo com o tipo de pele. Para peles mais claras, o tempo de exposição solar necessária para queimá-las é menor que para peles mais resistentes.
As peles mais claras necessitam de filtros com FPS mais altos, enquanto que nas peles morenas (mais resistentes), um FPS mais baixo é suficiente para garantir a proteção solar (mas no mínimo FPS 15).
FILTROS SOLARES
Entende - se por filtros solares substâncias químicas com propriedade de absorver, refletir e dispersar a radiação que incide sobre a pele. Estas substâncias podem ser divididas em duas categorias principais: Filtro Inorgânico e Orgânico. Além da classificação da categoria química, os