Proteção nos procedimento de raio x
Projeto apresentado a Instituição Ana Neri- Educação Profissional, no Curso Técnico de Radiologia à Disciplina Introdução ao Estudo e Pesquisa I, para obtenção parcial de nota.
Orientador: Prof.º Diógenes Pinheiro Batista.
Aprovado em: _____/_______/_____.
BANCA EXAMINADORA
________________________________
Prof.º Diógenes Pinheiro Batista (Orientador)
________________________________
Examinador (1)
________________________________
Examinador (2)
SUMÁRIO
1 JUSTIFICATIVA 4 2 PROBLEMÁTICA 4 3 HIPÓTESES 5 4 OBJETIVOS 5 4.1 Geral 5 4.2 Específicos 5 5 METODOLOGIA 5 6 REFERENCIAL TEÓRICO 6 7 CRONOGRAMA 8 REFERENCIAS 9
1 JUSTIFICATIVA
No final do século XIX, mais precisamente no dia 8 de novembro de 1895 foram descobertos os Raios X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen ao ver sua mão projetada em uma tela enquanto trabalhava com radiações.
Os procedimentos que utilizam raios X em exames de diagnósticos na radioterapia, medicina nuclear e odontologia estão cada vez mais preciso devido o avanço da tecnologia, porém é necessário que sejam tomadas precauções durante o manuseio de equipamentos ionizantes.
O presente trabalho visa esclarecer a importância de se utilizar os meios de proteção adequados e necessários destas atividades que são essenciais no diagnóstico de enfermidades como: fraturas, doenças no sistema ósseo e partes moles do corpo humano.
Os pacientes e profissionais devem se proteger de tais exposições, visto que o excesso da radiação causa prejuízo à saúde.
Os principais produtos para evitar a radiação excessiva são: avental de chumbo tipo casaco para proteção das costas onde o tempo de exposição do profissional é muito prolongado; protetor de tireóide, acessório usado em todos os tipos de exames; óculos plumbífero para proteção dos olhos e protetor de órgãos genitais.
Existe uma vasta lista de acidentes que fizeram