Proteção contra gelo em aeronaves.
DE
CURSO
Curso: Técnico em Manutenção de Aeronaves
PROTEÇÃO CONTRA GELO EM AERONAVES
Sumário
PROTEÇÃO CONTRA GELO EM AERONAVES
( ICE PROTECTION IN AIRCRAFT )
1 INTRODUÇÃO
Tendo a aviação como o meio de transporte mais seguro da atualidade. Portanto há diversos riscos e fatores que ameaçam a tranqüilidade durante o vôo
Principalmente chuva, neve e gelo são algumas das maiores preocupações.
A formação de gelo ocorre devido a umidade do ar, sempre quando a temperatura estiver próxima ou abaixo do ponto de congelamento, podendo gerar muitos problemas para a tripulação.
O gelo se define como um dos grandes vilões, devido as circunstâncias atmosféricas, onde o mesmo pode se formar imediatamente nos aerofólios e entradas de ar.
A concentração de chuva no pára-brisas da aeronave dificulta a visibilidade, a água tem mais tempo para fluir antes de congelar.
2 CAUSAS DA FORMAÇÃO DO GELO
Três fatores importantes são necessários para que ocorra a formação de gelo em aeronaves, são eles:
-TEMPERATURA
-PRESSÃO
-UMIDADE
.
Sempre haverá presença de gelo quando estiver com umidade excessiva no ar e baixa temperatura, exceto o carburador que não depende da temperatura e da umidade do ar para o congelamento. Possui um tubo de Venturi que causa queda brusca de pressão, sendo temperatura e pressão proporcionais, então também haverá uma queda de temperatura causando a formação de gelo no carburador.
Existem dois tipos de gelo encontrados em vôo:
• GELO OPACO ( RIME ICE) - Forma uma superfície áspera nos bordos de ataque da aeronave em temperaturas muitos baixas.
• GELO VÍTREO ( GLAZE ICE) - Forma um camada lisa e espessa sobre os bordos de ataque quando a temperatura está pouco abaixo da temperatura de congelamento.
A partícula de gelo/água é analisada sob dois aspectos: conteúdo de água líquida (LWC - liquid water content) e diâmetro médio da gota (MVD). Ou seja, quanto mais água