Protestantismo e cultura
Alonso Gonçalves1
Resumo: A partir de um levantamento preliminar da cultura brasileira e da inserção do Protestantismo no Brasil com suas facetas ideológicas, políticas e teológicas, a proposta deste trabalho é fazer apontamentos em torno da cultura e do Protestantismo de missão, demonstrando as principais dificuldades de diálogo e inserção deste ramo do Cristianismo com a matriz cultural e religiosa do país, procurando, ainda, abrir caminhos convergentes com mediações que contemplem o espírito protestante com a cultura. Palavras-chave: Protestantismo; Cultura brasileira; Religiosidade; Diálogo.
Introdução
Com um ethos de comportamento e ideologia importado do norte, o Protestantismo, presente no país já no século XIX, não soube trabalhar com a cultura brasileira. A dificuldade se dá em não coadunar a realidade do país, com suas matrizes culturais e religiosas, com o Protestantismo de missão. Buscando um completo distanciamento da cultura brasileira e da religiosidade do povo, o Protestantismo cresceu com uma mensagem exclusivista e isolacionista, onde a conversão significava total rompimento com o contexto social, cultural e religioso do indivíduo.
A partir da cultura brasileira e suas expressões, o texto segue colocando o
Protestantismo no Brasil e suas dificuldades de integração cultural, por conta de sua
1
Pastor na Igreja Batista Memorial em Iporanga -SP. Bacharel em Teologia (FAETESP), licenciatura plena em Filosofia (FAEME). Professor de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio. E-mail: pralgoncalves@yahoo.com.br. Blog:
COMPARTILHANDO.
Disponível em: .
Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura - Ano VII, n. 34
125
proposta identitária e ideológica. Apontadas as dificuldades, é possível abrir caminhos para um diálogo com mediações que contemplem o espírito protestante.
Cultura brasileira, síntese
Para entender o Brasil, é preciso olhar para as