ação social
A INFLUÊNCIA DO PROTESTANTISMO NA SOCIEDADE – ÉTICA E ECONOMIA
São João de Meriti, 2011
O PROTESTANTISMO NA SOCIEDADE – ÉTICA E ECONOMIA
Trabalho apresentado ao Curso Mestrado em Ciências da Religião, apresentado ao IBECC – Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Ciências, como requisito à disciplina Representações do Protestantismo Brasileiro .
Orientadora: Professora Maria Paulino Barcellos.
São João de Meriti, 2011
SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO
A grande maioria dos historiadores de História do Brasil não aborda a introdução do Protestantismo no Brasil e menos ainda sua influência na sociedade brasileira, como se o protestantismo não tivesse seu valor. Mesmo autores renomados como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Emília Viotti parecem ignorar essa presença. O presente trabalho apoiado nas obras de historiadores protestantes como Antônio Gouvêa de Mendonça e Prócoro Velasques, pretende abordar a influência do protestantismo, desde a sua instalação no país, em meados do século XIX, até os dias atuais, com certeza buscando o preenchimento de uma lacuna no campo historiográfico. Afinal, como ignorar o crescente número de protestantes no país, duas vezes maior que a população de Portugal?
1.A INTRODUÇÃO DO PROTESTANTISMO NO BRASIL
A disputa entre França e Inglaterra pela hegemonia econômica e política na Europa do século XVIII, provocou conseqüências para os países europeus e suas colônias. O Bloqueio Econômico imposto por Napoleão Bonaparte visava asfixiar a Inglaterra, mas Portugal decidiu rompê-lo e diante da ameaça francesa, o príncipe regente