Ação social
O termo ação social foi introduzido por Max Weber em sua obra ensaios de sociologia
Ação Social: “conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de um significado subjetivo dado por quem executa, o qual orienta o seu próprio comportamento, tendo em vista a ação de outro ou de outros.
A definição mais aceita de ação social é aquela que a defende como uma ação que é orientada pelas ações de outros. Isto é, ação social é todo comportamento cuja origem depende da reação ou da expectativa de reação de outras partes envolvidas. Essas “outras partes” podem ser indivíduos ou grupos, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos por quem realiza a ação. A idéia central da ação social é a existência de um sentido na ação: ela se realiza de uma parte para outra. É uma atitude sobre a qual recai ao menos um desejo de intercâmbio, de relacionamento. Como toda relação social , é determinada não só pelos resultados para o agente, mas também pelos efeitos (reais ou esperados) que pode causar ao outro.
para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Portanto a ação do indivíduo é muito importante na sua analise.
Exemplos:
um poeta que necessita colocar seus sentimentos no papel para lhe satisfazer....Isso não é uma ação social, pois está plantada no individualismo por outro lado se um individuo escreve um livro, que visa ensinar algo ou informar algo à alguém que não é ele próprio, então existe o outro, e, portanto é uma ação orientada = É uma ação social.
Uma carta escrita para o leitor de um jornal de massa. Mesmo que ninguém leia a carta. Mesmo assim é uma ação social, pois foi orientada, pois o autor escreveu interessado na reação do