Proteinas
O termo "proteína" deriva do grego πρωτεῖος (proteios), a qual significa "na liderança". Mulder prossegue a investigação, identificando produtos da degradação proteica, como o aminoácido leucina. Proteínas são biomoléculas de grande dimensão, ou macromoléculas, constituídas por uma ou mais cadeias de resíduos aminoácidos.
As proteínas participam de processos químicos essenciais a vida e tem grande valor nutricional. Elas atuam na proteção, no transporte, na defesa, no movimento, na regulação e atuam também como enzimas.
Em nosso corpo há cerca de 30.000 proteínas diferentes. Ingerimos proteínas que servem para constituir e manter as células, mas não tem a função de armazenar energia.
As proteínas são encontradas nos organismos vivos e são formadas por vinte tipos de alfa-aminoácidos que são separados em cadeias laterais e grupos R, que determinam as funções das proteínas e são importantes para estrutura (tridimensional) das suas moléculas.
Função das Proteínas:
As proteínas são essenciais ao crescimento e manutenção do corpo humano. Com a exceção da água, as proteínas são as moléculas mais abundantes no corpo, sendo o principal componente estrutural de todas as células. Isto inclui também os órgãos, cabelo e pele. Depois de serem repartidas em aminoácidos, são usadas como transporte do ácido nucleico, coenzimas, hormonas, resposta imunitária, reparação das células e outras moléculas essenciais para a vida. As proteínas são ainda fundamentais para a formação de células sanguíneas. Acredita-se que as proteínas aumentem o desempenho atlético. Os