proteinas
Para começar, você deve entender o que são as proteínas. Provavelmente já estudou isso na escola, enquanto ainda estava no primeiro grau. Mas naquela época o assunto não era tão interessante quanto agora, que você está preocupado em manter a boa forma (e melhorá-la!). Pois saiba que as proteínas são macromoléculas presentes nas células de praticamente todo o corpo humano. Elas são responsáveis por inúmeras funções, como o crescimento de unhas e cabelos, a reposição da pele e a construção de músculos.
As proteínas são compostas por uma sequência de aminoácidos, sendo que alguns podem ser sintetizados pelo organismo e outros precisam ser fornecidos via alimentação. Esses últimos são os chamados aminoácidos essenciais. Porém, garantir a correta absorção deles apenas por meio de alimentos é muito difícil. Por esse motivo é que atletas e frequentadores assíduos de academias recorrem aos suplementos para garantir que o corpo terá acesso a níveis adequados de proteína.
Quais são os benefícios da proteína para quem pratica exercícios?
Se o seu organismo não encontrar proteína em quantidades corretas, vai acabar utilizando os tecidos musculares como fonte de absorção dos aminoácidos. Na prática, isso vai significar redução de massa muscular: o pior pesadelo para quem treina sério em busca de resultados! Por este motivo é tão importante uma dieta rica em alimentos proteicos e o uso dos suplementos!
O ganho muscular é o principal benefício da ingestão das proteínas. Elas ajudam na formação da massa muscular, o que gera mais força e definição do corpo. Aliada a treinos adequados e uma dieta balanceada, a proteína ainda pode ajudar na redução de gordura. Porém, não é apenas isso! Ela possui uma série de vantagens que vão além dos benefícios à aparência física.
A proteína ajuda na recuperação da musculatura após os treinos, contribuindo para a regeneração das fibras que eventualmente tenham sido lesionadas e para a redução das dores.