proteinas
Definição: Principais substâncias construtoras do nosso organismo, mais importantes para a construção e o reparo dos tecidos do que os lipídeos e os carboidratos. São os elementos formativos essenciais de células, anticorpos, hormônios e enzimas
COMPOSIÇÃO A estrutura mais simples das proteínas é representada por aminoácidos; Para formar uma proteína, os aminoácidos (aa) ligam-se um ao outro por ligação química, denominada ligação peptídica;
Os aminoácidos, que representam, portanto, as unidades básicas da estrutura das proteínas, são em número de 20 e podem ser divididos em essenciais, não- essenciais e condicionalmente essenciais.
AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS São aqueles que o organismo não pode sintetitar ou sintetiza muito lentamente; Indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento; São substâncias encontrados em alguns alimentos e devem ser obtidos pela alimentação; Isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.
AMINOÁCIDOS NÃO-ESSENCIAIS São aqueles que o organismo pode produzir para satisfazer suas necessidades; Alanina, arginina, asparagina,ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glutamina, glicina, prolina, serina e tirosina.
________________________________________________
Opção :Vitamina B6
Saiba um pouco mais sobre a vitamina que acelera o metabolismo dos aminoácidos e auxilia no aumento de energia: A Vitamina B6…
Quando o assunto é “alimentação saudável” sabemos que muitos pecam e deixam de seguir a risca com uma dieta balanceada e rica em vitaminas, mesmo sabendo que as mesmas são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, tornando-se imprescindíveis para a saúde.
Em se tratando de vitaminas, não podemos esquecer da vitamina B6 que é uma peça chave na conversão das proteínas, que ingerimos, em aminoácidos que constroem nossos músculos. Além disso, ela auxilia noaumento de energia e na formação de neurotransmissores importantes como a serotonina.
Outro ponto importante a