GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE perdigão
GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Criciúma (SC), Junho/2014
1. INTRODUÇÃO
Nos dias atuais estamos vivendo em uma era de globalização, com grande concorrência e competição. Para se tornar uma empresa competitiva é preciso alterar o sistema de marketing, criando novos produtos, serviços e obter melhores informações sobre o comportamento dos clientes, e com isso, melhorar a qualidade dos processos de vendas e atendimento. O CRM é uma ferramenta para ajudar neste processo, adequando o gerenciamento do relacionamento com os clientes.
O CRM (Customer Relationship Management) é um processo interativo que transforma informações sobre os clientes em relacionamentos positivos, fornecendo capacidade para gerar produtos, serviços, resposta a mudanças, individualização em massa e satisfação do cliente e obtenção de novos clientes.
Conforme Bretzke (2014), o gerenciamento do relacionamento:
[...] como o próprio nome indica, é a integração entre o Marketing e a tecnologia da Informação para prover a empresa de meios mais eficazes e integrados para atender, reconhecer e cuidar do cliente em tempo real e transformar estes dados em informações que, disseminadas pela organização, permitem que o cliente seja "conhecido" e cuidado por todos. Além de estar preparado para atender no primeiro toque, é preciso responder o e-mail ou o fax assim que chega à empresa, e incorporar todos os dados de contato no banco de dados de marketing para gerar uma comunicação continuada e com pertinência por qualquer meio (telefone, mala direta, e-mail e pessoal).
Madruga (2006, p. 24) afirma que:
Motivada pela crescente demanda empresarial por tecnologias mercadológicas integradas e automação dos esforços de vendas e marketing, a indústria de softwares lançou, em meados dos anos 90, o CRM, a fim de auxiliar as empresas no gerenciamento, de forma integrada, das interações com os clientes.
2. CASE PERDIGÃO
2.1. HISTORIA DA EMPRESA PERDIGÃO