Proteinas
DEFINIÇÃO:
- São as principais substâncias construtoras do nosso organismo, mais importantes para a construção e reparo dos tecidos do que as gorduras e os hidratos de carbono.
- São os elementos formativos essenciais de células, hormônios , enzimas.
COMPOSIÇÃO:
- São compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e, frequentemente enxofre. Muitas proteínas contem ainda fósforo, ferro, cobre, manganês, iodo.
- As proteínas são constituídas de substâncias mais simples: os aminoácidos ou ácidos aminados que possuem pelo menos um grupo NH2 (grupo amina) e um grupo COOH ( grupo ácido – carboxila).
NH2 (grupo amina) │ H - C - COOH (grupo carboxila) │ R ( grupo R – radical variável)
- A classificação dos a.a. é dada pelo radical R
- As ligações entre os aa é chamado ligações peptídicas.
- Os aminoácidos que representam portanto as unidades básicas da estrutura das proteínas, são em número de 22 e podem ser divididas em:
A) Aminoácidos essenciais: são aqueles que o organismo não pode sintetizar, devendo ser recebidos através da alimentação. São eles: fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, treonina, triptofano e valina. A arginina e a histidina são considerados como semi-essenciais, por serem necessários ao crescimento, mas não na idade adulta.
B)Aminoácidos não essenciais: são aqueles que o organismo pode elaborar e não são necessários ao crescimento e desenvolvimento normais. São eles: ácido aspártico, ácido glutâmico, ácido hidroxiglutâmico, alanina, cistina, citrulina, glicina, hidroxiprolina, norleucina, prolina, serina e tirosina.
- Uma proteína é considerada de alto valor biológico quando possui em sua composição, aa essenciais em proporções adequadas.
De acordo com a sua composição as proteínas podem ser:
a) Proteínas simples:
- Aquelas que contém somente aa. Na quebra libera somente aa:
Albumina ( lactalbumina do