Proteina
Introdução: importância do consumo de proteínas, com destaque para suas funções e estrutura descrevendo-se resumidamente o seu metabolismo e falando da importância dada a elas pelos esportistas.
Objetivo: fazer pesquisa bibliográfica sobre o consumo de proteínas adequado por praticantes de atividade física.
Metodologia: realizou-se coleta de dados em base de dados da internet, buscando-se artigos científicos e utilizando-se de livros de Nutrição, disponíveis na biblioteca da Faculdade Novafapi.
Resultados: inicialmente falou-se do metabolismo das proteínas que ocorre em pessoas inativas, em seguida se abordou quais as mudanças que o exercício físico pode trazer para esse metabolismo, correlacionando com a hipertrofia e o aumento da força muscular e citando as quantidades diárias recomendadas por diversos autores.
Análise: o consumo de proteínas para quem pratica exercício físico de força deve ser aumentado, porem deve-se fazê-lo sob orientação nutricional, pois ainda não se sabem as conseqüências do consumo em excesso de proteínas para o fígado e rins, principais órgãos responsáveis pela sua metabolização.
Conclusão: concluiu-se que a RDA pode ser suficiente para suprir as necessidades de quem pratica atividade física regular. Porem para exercícios de força e com objetivo de hipertrofia e aumento de força, recomenda-se um aumento orientado do consumo de proteínas, alem de uma alimentação balanceada que possa suprir as necessidades energéticas do individuo.
Palavras-chave: consumo de proteínas; atividade física; metabolismo de proteínas.
Introduction: Importance of protein intake, with emphasis on its functions and structure are briefly describing your metabolism and speaking of the importance given to them by athletes.
Objective: To make research literature on the consumption of proteins suitable for physically active.
Methodology: it was collecting data from the database of the Internet,