Protegendo as Mãos
Após estudos realizados na área de Segurança e Higiene do Trabalho, chegou-se a conclusão de que as mãos e os dedos são as partes mais afetadas pelas lesões industriais. Conhecendo a forma correta de se utilizar as mãos e também os protetores adequados, certamente conseguiremos diminuir os índices de acidentes causados numa das partes mais importante do nosso corpo, as quais são extremamente uteis, e por isso merece todo cuidado.
Existem hoje no mercado equipamentos adequados para as mãos, que se bem utilizados poderão fornecer proteção adequado ao homem durante sua jornada de trabalho. Além do EPI´s que podem ser fornecidos pela empresa ao empregado, existe algo que é fundamental importância para que uma campanha de EPI tenha sucesso. Não basta somente darmos o EPI ao homem, é necessário primeiramente mostrar que ele possui mãos perfeitas e que deve zelar por elas. Certamente quando temos alguma coisa que é realmente nossa, acabamos por não se importar com ela, ou seja, a temos, a utilizamos, mas não sentimos sua falta, Por isso é que se diz popularmente, “Quem alguém só sente falta de algo a partir do momento que o perde”. Como já dissemos há disponível no mercado uma serie de protetores paras as mãos, tais como: dedeiras de couro e de malha de aço, luvas de todos os tipos. Entre os materiais que são utilizados para a confecção de tais produtos podemos citar: Algodão, nylon. Couro, borracha, asbesto, malha metálica, e uma ampla variedade de borrachas sintética de distintos pesos e espessuras, As combinações que podem ser feitas com tais materiais são inúmeras.
Não podemos esquecer que as Mãos que lapidam os processos de produção de uma empresa são as mesmas que cumprimentam um amigo, as mesmas que libertam um pássaro em busca de liberdade, e também as mesmas que acariciam as pessoas que mais AMAMOS.