Dribles de Basquete
Tipos de Drible:
Simples e Protegido: “quicar” a bola próxima ao corpo com controle e protegendo a mesma, para não perdê-la de seu oponente, sempre com a cabeça erguida, olhando para a frente.
Drible no vão das pernas: Driblar a bola por baixo das pernas, para mudar a direção do drible, protegendo a mesma de seu oponente.
Raquetada: Driblar a bola por trás das costas e trocando de mão.
Reversão: Drible muito utilizado pelos pivôs, para girar com a posse de bola pelo adversário e sair à frente do mesmo com a bola dominada.
Diferença do Drible para Finta?
O drible é sempre feito com a posse de bola e a finta é feita sem a posse de bola, para se desmarcar do oponente e receber a bola.
Existem também os dribles com fintas, onde o jogador finta o corpo para um lado e dribla a bola para o outro, mudando o centro de gravidade e ludibriando o adversário. É o nosso famoso e glorioso “CROSSOVER”, muito utilizado na hora de atacar a cesta, principalmente no um contra um. É uma das jogadas mais lindas no basquetebol. Muitos jogadores podem ser conhecidos como os reis do crossover, como, por exemplo:
Chris Paul, Steve Francis, Allen Iverson, Deron Williams, Steve Nash, Kobe Bryant e Jason Kidd, entre outros.
Drible de progressão – Utilizado fundamentalmente para sair de uma zona congestionada e avançar no terreno.
Drible de protecção - Serve fundamentalmente para abrir linhas de passe e para garantir a posse de bola. É um tipo de drible, que face a uma maior proximidade de defesa, o jogador tem de dar maior atenção à protecção da bola. "Roubar" a bola do adversário é considerado um drible de proteção.
Drible pedalada - Pique a bola no chão e faça o movimento da pedalada do futebol por cima da bola.
Regras de Drible
Um jogador não poderá tirar o pé-de-pivô do chão para