Proteccao e conservacao dos recursos bioclimaticos
As condições atmosféricas médias, de uma região, sobretudo no que diz respeito à temperatura e à precipitação, incluindo as variações sazonais que resultam da sucessão encadeada de tipos de tempo, chamam-se climas.
A maior parte de África situa-se na zona quente e uma parte pequena, a norte e sul, na zona temperada. Assim, África possui climas quentes e temperados, os dois elementos que caracterizam o clima de um lugar são a temperatura e a chuva.
Caracterização dos climas
Destacaremos aqui, a caracterização de alguns tipos de climas:
1. Clima equatorial – Está situado entre os paralelos de 3º a sul e 8o a norte do equador. As temperaturas mensais são elevadas, sempre iguais ou superiores a 24 oC. A evaporação é muito grande, por isso chove quase durante todo o ano. Em média cai uma precipitação de 2000mm por ano. Praticamente só tem uma estação ao longo só ano: a quente e chuvosa.
2. Clima tropical – O clima tropical tem duas estações por ano: uma quente e outra chuvosa e a outra fresca e seca. O clima tropical húmido tem a estação chuvosa mais longa (7 a 9 meses) do que a seca e o clima tropical seco possui uma estação chuvosa mais curta (normalmente 3 a 5 meses. O clima tropical húmido tem uma capacidade de precipitação anual que varia entre 1100 e 1500mm e o seco de 500 a 1100mm.
3. Clima desértico quente – Cai pouca chuva ao longo do ano, geralmente inferior a 500mm, há lugares desérticos em que não chove durante anos seguidos. As temperaturas são muito altas. Os climas desérticos localizam-se no deserto do sahara e de kalahari.
4. Clima temperado mediterrâneo – Este tipo de clima localiza-se no litoral norte de África e a sul da África Austral, na região do cabo. Possui verões quentes, longos e secos e invernos suaves. As chuvas são fracas e irregulares caindo geralmente no Outono e no inverno.
5. Vegetação – Em tempos idos existiu uma floresta que o homem modificou com as suas actividades agrícolas e pastorícia.