Protecao em instalacoes eletricas
Proteção contra choques Introdução
A seção 5.1 Proteção contra choques da norma ABNT NBR 5410:2004 foi reestruturada com o objetivo de apresentar as prescrições de proteção contra choque com maior clareza.
A reestruturação tomou como base duas premissas, a aplicação de prescrições mais realistas e um maior alinhamento com a norma básica de proteção contra choques da IEC, que é a IEC 61140:2001 – Protection against electric shock – Common aspects for installation and equipment. A primeira premissa fez com fosse suprimido as seguintes medidas de proteção:
- Proteção em locais não condutores e
- Proteção por ligações equipotenciais locais não aterradas. Baseado na segunda premissa, a proteção contra choque passa a ser apresentada da seguinte forma:
– partes vivas perigosas não devem ser acessíveis; e
– massas ou partes condutivas acessíveis não devem oferecer perigo, seja em condições normais, seja, em particular, em caso de alguma falha que as tornem acidentalmente vivas. Proteção total contra choques elétricos
Proteção total é destinada a impedir todo contato com as partes vivas da instalação elétrica.
Deste modo, para atender a prescrição fundamental, referente a proteção contra choques elétricos, de que as pessoas e os animais devem ser protegidos contra choques elétricos, seja o risco associado a contato acidental com parte viva perigosa, seja a falhas que possam colocar uma massa acidentalmente sob tensão. A nova norma, apresenta duas proteções de caráter geral - aplicável a todos os pontos da instalação - e uma proteção de caráter específico - aplicável somente em nos pontos da instalação elétrica especificados na norma. A proteção de caráter geral compreende dois tipos:
a) proteção básica e
b) proteção supletiva. Os conceitos de “proteção básica” e de “proteção supletiva” correspondem, respectivamente, aos conceitos de “proteção contra contatos diretos” e de “proteção