Economia e gestão
I.
2011
INTRODUÇÃO
Num mundo globalizado como o que vivemos presentemente, o grande desafio das organizações é perceber como fazer para potenciar o seu capital humano. Deste modo, as organizações necessitam de investir bastante na formação dos seus colaboradores como forma de diferenciação de mercado, resolvendo e qualificando acções que resultarão na integração e comprometimento de todos os elementos da organização, com o objectivo de obter a melhoria continua.
Com a valorização crescente do factor humano, a avaliação de desempenho insere-se como um mecanismo utilizado pelas organizações para medir as contribuições individuais nos resultados globais da organização. Segundo (Almeida, Marçal, &
Kovaleski, 2004), a característica essencial para uma organização é a capacidade de aplicar com sucesso os indicadores de medida do seu desempenho, possibilitando um maior conhecimento dos processos relacionados com os pontos críticos de sucesso, permitindo uma avaliação contínua da eficiência dos seus processos e pessoas.
A avaliação do desempenho constitui uma técnica de gestão fundamental nas organizações. É um meio que pode ser utilizado para localizar problemas na supervisão de pessoal, de integração de um novo colaborador na organização, na falta de motivação de um colaborador e no processo de formação e socialização. De acordo com
(Chiavenato, 1989), a avaliação de desempenho pode colaborar na determinação e desenvolvimento da política adequada às necessidades da organização.
1
Sistemas de avaliação de desempenho
II.
2011
CONCEITOS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
A avaliação é um processo que acompanha o Homem desde a sua existência.
Não obstante, analisando as diversas teorias de gestão podemos concluir que Frederick
Taylor foi um dos principais percursores da prática de avaliar os seus empregados (Dias,
Câmara, & Nascimento, 2003). Para Taylor, a grande preocupação consistiu na