Implementação de wms
A implementação durou 3 meses e envolveu um preciso planejamento e gerenciamento, o que assegurou o sucesso do projeto dentro das necessidades da empresa.
A Faber-Castell, fabricante mundial de materiais escolares, e que possui três plantas industriais no Brasil duas em São Carlos, São Paulo e outra em Prata - MG, contratou a IMAM Consultoria Ltda para auxiliar a desenvolver as suas Estratégicas Logísticas, identificando e implementando diversos projetos de otimização logística. Um desses projetos, relacionado à modernização do Cento de Distribuição, localizado em São Carlos, considerou a implementação de um WMS.
Mas, o que é um WMS?
Em linhas gerais, um WMS - Warehouse Management System é um Software de Gerenciamento que melhora a operacionalidade de um armazém, almoxarifado, centro de distribuição ou qualquer sistema de armazenagem necessário na Cadeia de Abastecimento, através do eficiente gerenciamento de informações e de recursos operacionais. As informações utilizadas são provenientes de transportadoras, da produção, do sistema corporativo (ERP), dos clientes e/ou fornecedores. OWMS utiliza estas informações para receber, inspecionar, estocar, controlar, separar, embalar e expedir mercadorias da melhor forma possível.
O Centro de Distribuição na Faber-Castell
O Centro de Distribuição da Faber-Castell é responsável por armazenar os produtos acabados da empresa e a partir dele são atendidos os mercados nacionais e internacionais.
O Centro de Distribuição movimenta atualmente cerca de 5.000 pallet’s/mês. Sua capacidade, de aproximadamente 8.000 pallet’s, é distribuída em estruturas porta-pallet’s com transelevadores, estanterias fixas e dinâmicas para separação de pedidos e montantes aramados para blocagem.
Além disso, em função da sazonalidade de sua demanda, uma parte de seu estoque encontra-se em um armazém estruturais que minimiza o impacto do pico de estocagem que ocorre no segundo semestre.
O