Prosperidade
Dez Sugestões para Você se Livrar das Dívidas
No seu livro “O Seu dinheiro”, Howard Dayton sugere dez passos para chegar ao dia ”D”, o dia sem Dívida. Liberte-se totalmente das dívidas, sabendo que é a maneira do diabo te escravizar.
1. Ore - Você precisa de sabedoria e direção de Deus para se livrar da dívida. Não faça coisa alguma sem antes buscar a Deus. Ao fazer isso, você já começará a perceber a benção de Deus sobre você.
2. Faça um orçamento doméstico, relacionando os gastos mensais - Um orçamento escrito ajuda você a analisar os gastos, eliminar as despesas desnecessárias e a planejar melhor o futuro. O orçamento é um freio eficaz ao impulso de gastar.
3. Corte despesas - Comece pelas despesas variáveis como roupa e lazer. Se ainda não for suficiente, corte despesas semi-fixas como supermercado, telefone, energia, internet, e TV a cabo. Certa vez, a American Airlines economizou quarenta mil dólares em um ano tirando apenas uma azeitona dos lanches servidos nos vôos. Não menospreze o valor das pequenas despesas.
4. Considere uma mudança radical no estilo de vida - Para liquidar uma dívida de vez, vale a pena vender um bem ou mesmo trocá-lo por outra dívida, que tenha juros menores. Considere a possibilidade de ficar sem carro por algum tempo ou vendê-lo e comprar um mais barato.
5. Não acumule dívida nova - Fuja do crediário. Se não pode pagar a vista, espere. O cartão de crédito não é inerentemente mal, mas faça um propósito de não usá-lo até que todas as dívidas estejam pagas.
6. Seja satisfeito com o que você tem - Vivemos numa época onde os meios de comunicação se especializaram em criar descontentamento com aquilo que temos. Por isso lembre-se: quanto mais televisão você assiste, mais você gasta; quanto mais olha revistas e catálogo, mais você gasta; quanto mais você for a loja e shoppings, mais você gastará. Então você sabe agora o que fazer.
7. Separe desejos de necessidades -