paisagismo riacho fundo
A professora Lilian que estava presente citou alguns pontos referentes ao urbano, e falou sobre a sinalização do local que influencia diretamente nos fluxos e é fundamental para o urbanismo. Vimos um tipo de placas onde existiu todo um estudo de proporção, cores, formatos, todos modelos projetados para Brasília. E que deve haver integração do paisagismo com a sinalização urbana, para um não prejudicar o outro.
Percorremos a área central onde encontramos alguns pontos irregulares como um tipo de praça com um pergolado que provavelmente é usado como ponto de drogas e alguns bancos de concreto locados quase dentro da pista, totalmente dispensável. A acessibilidade praticamente não existe, e os pontos que existem possuem obstáculos.
Em alguns prédios vimos algumas bordaduras inadequadas, com arbustos como o pingo de ouro. E entre um prédio e outro existe uma área com o paisagismo que por sinal é uma ótima ideia tanto para a sustentabilidade como para a integração das pessoas, porém as arvores utilizadas não são adequadas, com arvores menores ou algum tipo de horta, bancos e etc. Existem vários pontos assim na avenida, o que falta é usarem algo mais adequado para isso. Em outras já não existem nada, que acaba virando estacionamento.
Concluindo, essa visita foi importante para abrir mais a nossa mente de o quanto o paisagismo pode influenciar na convivência da sociedade e o que percebemos é que é necessário ter um projeto mais adequado para isso. O Riacho Fundo possui vários pontos que poderiam ser aproveitados e melhorados. Nós como arquitetos precisamos estar