Propriedades viscoelásticas do PEAD
ESCOLA DE ENGENHARIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
Giordano Von Saltiél Lorenci
PEAD – POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE: MODELO
VISCOELÁSTICO LINEAR UNIAXIAL
Porto Alegre agosto 2011
2
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste relatório é propor um modelo viscoelástico linear para o Polietileno de Alta
Densidade – PEAD, devido a grande aplicação deste material na Engenharia Civil.
Ainda nos dias de hoje, seu maior uso é na para produção de embalagens, mas segundo a
Associação Brasileira de Polímeros (2010), a construção civil já participa com 15% do consumo geral de produtos em PEAD. Outra característica interessante deste polímero, do ponto de vista ambiental, é a facilidade de reciclagem que apresenta. Além disso, não causa problemas ambientais e à saúde, sendo adequado para tubulações de distribuição de agua potável. O aumento do uso dos materiais poliméricos é decorrente de seu baixo custo e às suas boas propriedades mecânicas. Em geral, as propriedades mecânicas dos polímeros dependem do nível de mobilidade molecular, fator influenciado pela natureza química das macromoléculas, pela massa molecular, pela presença ou não de ramificações e de ligações cruzadas, do grau de cristalinidade, presença ou não de plastificante, carga, aditivos, orientação e outros aspectos relacionados à história térmica da amostra em particular (WASILKOSKI, 2006).
2 POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE – CARACTERÍSTICAS
GERAIS
O Polietileno de Alta Densidade – PEAD é um polímero artificial que a certa temperatura apresenta grande viscosidade, o que permite que seja conformado e moldado. Possui alta resistência ao impacto, mesmo em condições de baixas temperaturas. É um material quimicamente inerte, sendo resistente à ação de agentes químicos (INAOKA et al., 2010).
A viscoelasticidade dos polímeros está ligada à capacidade destes materiais armazenarem e dissiparem energia simultaneamente, durante uma solicitação mecânica. Esta característica