Polímeros e suas aplicações
FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA
CAMPUS DE TOLEDO “POLÍMEROS E SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES”
Antônio Jedson Caldeira Brant – BSc / UFMG; MSc / USP TOLEDO – PR, 21/10/2004
1. INTRODUÇÃO A POLÍMEROS
1.1. O que é polímero?
1.2. Polímeros naturais orgânicos. 1.3. Polímeros semi-sintéticos e sintéticos. 1.4. Classificação de polímeros: Homopolímeros Copolímeros Polímeros lineares
Polímeros ramificados
Polímeros em rede Configurações de copolímeros (alternados, em bloco, enxertados) Taticidade de polímeros (atáticos, isotáticos, sindiotáticos)
INTRODUÇÃO A POLÍMEROS
Não existe vida sem macromoléculas biológicas. Estas moléculas servem como : ٱportador de informações (ácido nucléico), ٱcatálise (enzimas), ٱelementos estruturais (fibras, proteínas, celulose), ٱalimento de reserva (glicogênio, amido) ٱtransportador de moléculas (hemoglobina). Todos os materiais citados acima são polímeros naturais de origem orgânica.
DEFINIÇÃO DE POLÍMERO ■ A palavra polímero vem do grego poli (muitas) + meros (partes),e é exatamente isto, a repetição de muitas unidades (poli) de um tipo de composto químico (mero).
■ Polimerização é o nome dado ao processo no qual as várias unidades de repetição (monômeros) reagem para gerar uma cadeia de polímero.
FIG. 1. Estrutura de quitina e quitosana. Quitina é composta predominantemente de unidades ( y). Quitosana é composta predominantemente de unidades (x). (Bol. Soc. Chil. Quím. v.45 n.2 Concepción jun. 2000)
Monômero etileno • O etileno ou eteno é o hidrocarboneto alceno mais simples, constituído por dois átomos de carbono e quatro de hidrogênio. Existe uma ligação dupla entre os dois carbonos.
POLIETILENO
Polietileno (estrutura abaixo) é o polímero de estrutura mais simples dentre todos os polímeros. A unidade repetitiva vem do monômero etileno.
Uma maneira simples de representar a fórmula química do polietileno é a fómula Compacta:
, onde n é o número