propriedades termicas em alimentos
Os ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional
(─ COOH), chamado de carboxila:
O ║
─ C ─ OH
Dentre os principais ácidos carboxílicos estão os ácidos Etanóico, Metanóico e Benzóico.
O ácido etanóico é um líquido incolor à temperatura ambiente, também é conhecido como ácido acético. Possui sabor azedo e cheiro irritante característicos de seu derivado, o vinagre, de onde foi isolado pela primeira vez.
O vinagre é usado como tempero em saladas, foi descoberto quando se deixou o vinho azedar, este processo de acidificação foi realizado do seguinte modo: o principal componente do vinho é o etanol, que ao entrar em contato com o oxigênio do ar se oxida e dá origem ao ácido acético. Essa oxidação do etanol é o método industrial mais comum para se obter o ácido etanóico, que será fonte de matéria prima na produção de polímeros e essências artificiais.
Já o ácido metanóico é um líquido incolor de cheiro irritante, que ao ser injetado nos tecidos, provoca dor, é denominado também como ácido fórmico, esse nome provém de seu histórico: o ácido foi extraído a partir da maceração de formigas. Daí o porquê da irritação causada na pele ao ser injetado, é a mesma da picada de formigas.
O ácido benzóico é um sólido branco, solúvel em água, cristalino. Sua utilização pode ser na medicina como fungicida e como conservante.
Nomenclatura
Veja alguns exemplos
Visto que o carbono só pode fazer quatro ligações, o grupo carboxila sempre aparecerá no início ou no final da molécula. Portanto, não é necessário numerar a posição do grupo funcional. Já as insaturações e as ramificações precisam ser sempre numeradas. Lembre-se de dois pontos importantes ao numerar uma cadeia:
A numeração sempre deve começar a partir da extremidade mais próxima do grupo funcional;
As ramificações são colocadas em ordem alfabética.
Além disso, se houver mais de um grupo carboxila, isso é indicado pelos sufixos: di,