O Turismo Goiano
Novas, Rio Quente e Goiânia -, a discussão do presente artigo perpassará pela configuração apresentada pela atividade turística, assim como pelo apontamento da geração de renda e dos fatores que a explicam ou determinam. O presente trabalho aponta ainda a necessidade de vários outros estudos que venham a complementar a presente análise, inclusive estudos econométricos que permitam melhor avaliação dos fatores que explicam a renda.
Palavras-chave: Turismo, Goiás, Geração de renda.
Introdução
O Turismo possui várias definições e elas partem de diferentes enfoques, porém, a primeira definição advém de um economista austríaco, Hermman Von Schullern
(1911 apud BARRETTO, 2008, p.9), em que “turismo é o conceito que compreende todos os processos, especialmente os econômicos, que se manifestam na chegada, na permanência e na saída do turista de um determinado município, país ou estado”.
Segundo o Ministério do Turismo, o segmento pode ser classificado em uma infinidade de tipos, entre estes, salientamos alguns:
1) Turismo de Aventura: envolve adrenalina.
2) Turismo Ecológico: também chamado de ecoturismo, está associado à apreciação da natureza. 3) Turismo Científico: que visa expandir horizontes, ocorrendo troca de experiências culturais e educativas.
4) Turismo de Consumo: onde o objetivo são as compras e, o foco, os produtos com apelo regional. 5) Turismo Cultural: associado ao patrimônio histórico das regiões.
6) Turismo Desportivo: a este se dedicam atletas e torcedores das mais variadas modalidades esportivas. O turismo tem se apresentado como um importante elemento dinamizador da economia, não só do