a fome ontem e hoje
Uma forma de associar os recursos naturais e turismo é o ecoturismo.
O turismo em Goiás está ancorado em suas belezas naturais proporcionadas pela fauna e flora exuberantes do cerrado, belas cachoeiras, serras, rios e chapadas, como também no reconhecido patrimônio histórico, com tradições culturais altamente representativas e culinária rica e saborosa. São nove as regiões que dividem Goiás numa verdadeira rota de descobrimentos, aventuras, descanso e muita diversão, dentre as quais destacam-se:
O ecoturismo surgiu com a finalidade de promover uma sustentabilidade para os aspectos ambientais do país, visando a preservação da natureza e estimular a economia. Esta modalidade de turismo seguindo a tendência internacional teve um crescimento a partir do final da década de 1980 e início dos anos 90 e com a Rio 92 ganhou maior visibilidade e investimentos. Atualmente vemos que o ecoturismo virou um modismo, onde a população da zona urbana, sobretudo das metropóles e grandes cidades, busca no interior nos povoados ou na zona rural algo natural e prazeroso para visitar e desfrutar da paisagem, contribuindo com a economia destes lugares.
Um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente promovendo o bem-estar das populações envolvidas. O turismo ecológico compreende uma viagem ambientalmente responsável, com visitação de áreas naturais para a prática de turismo de lazer, de observação, esportivo ou até mesmo educacional, utilizando de forma sustentável as riquezas naturais, vivenciando e apreciando a natureza a baixo impacto e provocando de forma benéfica o envolvimento socioeconômico ativo das populações locais. Garantindo o bem-estar das populações envolvidas que na maioria vivem do turismo, seja como guia turístico, proprietários de pousadas, camping e restaurantes e comerciantes que