Sistema de supervisao
APLICADO A UM PROTÓTIPO DE AUTOCLAVE ESTACIONÁRIA
Rubens Gedraite
Leo Kunigk
Ricardo Calvo Costa
Professores do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia
Abstract
In this work it is performed a study about the thermal processing of food products heated by conduction. The development of a computational algorithm, to be executed in a PC computer, that considers the operational conditons of an stationary retort, is presented. The computational algorithm is employed to calculate the thermal difusivity of the food product studied in this work.
Resumo
Neste trabalho realiza-se um estudo do processamento térmico de produtos alimentícios aquecidos pelo mecanismo da condução. Apresenta-se o desenvolvimento de algoritmo computacional, para ser executado num microcomputador do tipo PC, que leve em consideração as condições de operação do protótipo de autoclave estacionária, com o objetivo de calcular o valor da propriedade de transporte de calor denominada difusividade térmica.
Palavras-Chaves: Esterilização, difusividade térmica, autoclave estacionária.
1. INTRODUÇÃO
O processamento térmico de alimentos industrializados consiste no aquecimento do produto alimentício acondicionado em embalagens metálicas em autoclaves pressurizadas, que podem ser estacionárias ou rotativas, verticais ou horizontais, contínuas ou descontínuas. O processamento térmico deve ser especificado por especialistas que, para cada sistema equipamento/embalagem/alimento, definem as condições de processo: tempo de processo, temperatura de processo, temperatura mínima inicial do alimento, perfil de pressão e programa de desaeração da autoclave”.
Diante desses requisitos de qualidade e de segurança, grande cuidado é tomado no cálculo desses tempos de processamento, assim como no controle do tempo e da temperatura vigentes durante eles, para evitar que o alimento seja submetido a um subprocessamento ou a um