PROPRIEDADES QUÍMICAS DOS ÁLCOOIS
1. Observou-se que a mistura de água com álcool etílico, resultou em uma solução homogênea isso ocorre devido à ligação de hidrogênio e a curta cadeia carbônica apolar. Já a mistura de água com o álcool butílico resultou em uma solução bifásica, não a uma miscibilidade boa porque conforme a cadeia carbônica aumenta diminui a homogeneidade e o mesmo para a mistura de agua com álcool isoamílico.
2. O reagente de Lucas misturado com o álcool etílico formou uma solução transparente e monofásica o mesmo para a mistura desse reagente com o álcool butílico. Já com a mistura desse reagente com o álcool isoamílico formou-se uma solução bifásica com a fase menos densa transparente e a fase mais densa de cor branca turva. Com isso concluísse que o reagente de lucas reage bem com carbono primário e secundário, mas com carbono terciário já não tem tanta interação ou não tem interação.
3. O permanganato de potássio é um reagente muito forte, sendo que o manganês vai de 7+ para 2+. Nessa reação terá formação de aldeído e posteriormente de ácido carboxílico.
4. Ficou da cor da Coca-Cola e monofásica, a reação é de desidratação, ou seja há a retirada da hidroxila e o surgimento de uma ligação pi.
5. Os produtos de oxidação do álcool dependem do numero de hidrogênios ligados no carbono em que se encontra a hidroxila, ou seja, depende do álcool ser primário, secundário ou terciário.
6. Pode-se usar o cloro-cromato de piridina (PCC). Ele reage rapidamente com o ácido sulfúrico aquoso produzindo ácidos carboxílicos.
UNIVERSIDADE VILA VELHA – UVV
PROPRIEDADES QUÍMICAS DOS ÁLCOOIS
VILA VELHA
2014
BIBLIOGRAFIA:
MCMURRY, John. Química Orgânica – combo. Tradução da 7ª Edição norte americana, 2011.