ASMA
Para SAFRAN (2002), a asma é uma doença crônica e de caráter recorrente que acomete as vias aéreas tornando-as hiperirritáveis e hipersensíveis. Mais do que uma simples doença, a asma é uma reação das vias aéreas à lesão causada por diversos agentes. A mucosa respiratória, uma vez agredida por um agente (poluição, cigarro, alérgenos, etc.) envia um sinal para medula óssea para que esta produza células especiais de defesa. A medula óssea interpreta este sinal como se o aparelho respiratório estivesse sendo invadido por parasitas e manda células especiais que provocarão um processo inflamatório nas vias aéreas (brônquios). Este processo inflamatório é o responsável pelos sintomas da asma. Ele ocasiona edema (inchaço) da parede interna dos brônquios e diminuição de luz dificultando a passagem do ar. Os músculos que circundam os brônquios ficam hipersensíveis contraindo-se a qualquer estímulo. A contração destes músculos (broncoespasmo) pode acentuar ainda mais a obstrução dos brônquios.••.
Quais os tipos?
1- Asma Intermitente:
Este tipo de asma é considerado de grau 1 isto significa que os sintomas aparentemente aparecem raramente, ocorrendo menos do que uma vez por semana. O doente pode acordar com sintomas duas ou mais vezes por mês.
2- Asma Persistente Ligeira:
Considerada de grau 2, os sintomas surgem uma ou mais vezes por semana, fazendo com que o doente ocorra durante a noite, mais vezes.
3 - Asma Persistente Moderada:
3- Os sintomas são diários. O doente acorda mais do que uma vez por semana e tem a necessidade de utilizar o inalador. As crises afetam a sua qualidade de vida, impedindo- o de ter uma vida normal.
4-
4- Asma Persistente Grave:
5- Os sintomas são permanentes. O doente acorda frequentemente com a tosse ou com problemas respiratórios durante a noite.
Sintomas:
Os sintomas da Asma Brônquica são:
• Falta de ar
• Cansaço
• Chiado e aperto no peito
• Tosse
Para TEIXEIRA (1990) os sintomas