Catastrofes
Uma das maiores catástrofes naturais a que se pôde assistir nos últimos tempos foi o tsunami que afetou o sudeste asiático em 2004, que causou a morte de cerca de 230.000 pessoas. Esse tsunami teve origem a partir de um terramoto de 9.3 pontos na escala de Richter, um número que faz dele o segundo maior terramoto desde que foi inventado o sismógrafo.
O conceito de catástrofe está associado ao de desastre. Trata-se de fenómenos que afetam negativamente a vida e que, por vezes, causam mudanças permanentes na sociedade ou no Ambiente.
Neste sentido, uma catástrofe é a mudança/transformação brusca do estado de um sistema dinâmico, que ocorre uma vez alterado algum dos seus parâmetros.
Por outro lado, uma catástrofe é uma coisa de má qualidade, que causa uma impressão negativa, que acaba mal ou que está mal feita. Por exemplo: “O concerto foi uma autêntica catástrofe: nada correu como tínhamos planeado”, “O meu irmão mais novo deixou a casa numa catástrofe”.
Em termos literários, a catástrofe é a última parte do poema dramático, com um desenlace que costuma ser doloroso. Em geral, a catástrofe é o desfecho desastroso da tragédia. São fenômenos realizados pela Natureza que, frequentemente provocam enormes destruições materiais e também a perda de muitas vidas humanas, ainda havendo algumas destruições que alteram a superfície terrestre.
TIPOS DE CATÁSTROFES
TSUNAMIS
VULCÕES
ERUPÇÕES VULCNICAS
TERRAMOTO OU SISMOS
TEMPESTADE
CICLONES
TORNADO
CHEIAS
Tsunamis
Os tsunamis são um resultado dos sismos. Estes maremotos não tem origem no vento, mas sim na atividade sísmica submarina. São provocados por abalos da terra e por erupções vulcânicas