importancia resistencia dos materiais
Em todas as construções de engenharia, as partes de uma estrutura devem ser devidamente proporcionadas para resistir às cargas que agem sobre elas. Como exemplo podem-se citar: as paredes de um reservatório sob pressão devem resistir à pressão interna; as lajes de piso de um edifício devem suportar o seu peso próprio e a devida sobrecarga; o eixo de uma máquina deve ter dimensões adequadas para transmitir o momento de torção especificado; a asa de um avião deve suportar com segurança as cargas aerodinâmicas que agem sobre ela durante o vôo ou na aterrissagem.
Esse assunto vem sendo estudado há muitos anos, como é possível verificar nos famosos trabalhos de Leonardo da Vinci (1452-1519) e Galileo Galilei (1564-1642) que fizeram diversas experiências para a determinação da resistência de cabos, barras e vigas, sem contudo desenvolver qualquer estudo teórico para explicar os resultados de seus experimentos. A eles seguiram-se outros estudiosos como Leonhard Euler (1701-1783), Coulomb, Poisson, Navier, Saint Venant e Cauchy que, por sua vez, desenvolveram teorias fundamentais.
O principal objetivo do estudo da resistência dos materiais consiste na determinação dos esforços, das tensões e das deformações a que estão sujeitos os corpos sólidos (barras) devido à ação dos carregamentos atuantes.
Trabalho
De
Edificação