Catástrofes
Todos nós já ouvimos falar em catástrofes e riscos naturais e já algumas vezes nos sentimos ameaçados perante o perigo em determinada situação. O perigo corresponde a todas as ameaças a que o Homem e o ambiente estão sujeitos, o risco é a possibilidade que existe de ocorrer o perigo e a catástrofe é a ocorrência do perigo.
Infelizmente todos os dias a comunicação social traz até nós notícias de catástrofes, algumas provocadas pelo homem outras de origem natural. No entanto a ação do Homem pode aumentar ou diminuir os riscos naturais. Por exemplo, se não mantivermos limpas as florestas o risco de incêndio é maior e caso ocorra a catástrofe ela poderá atingir maiores proporções.
Definição
Do latim catastrŏphe (o qual, por sua vez, deriva de um vocábulo grego que significa “ruína” ou “abalo”), o termo catástrofe diz respeito a um evento fatídico que altera a ordem regular das coisas.
O conceito de catástrofe está associado ao de desastre. Trata-se de fenómenos que afetam negativamente a vida e que, por vezes, causam mudanças permanentes na sociedade ou no Ambiente.
Neste sentido, uma catástrofe é a mudança/transformação brusca do estado de um sistema dinâmico, que ocorre uma vez alterado algum dos seus parâmetros.
Tipos de Catástrofe
A catástrofe pode ser natural, como um tsunami, a seca ou uma inundação, ou provocada pelo homem, como uma guerra.
Catástrofe Natural
Tsunami
Uma das maiores catástrofes naturais a que se pôde assistir nos últimos tempos foi o tsunami que afetou o sudeste asiático em 2004, que causou a morte de cerca de 230.000 pessoas. Esse tsunami teve origem a partir de um terramoto de 9.3 pontos na escala de Richter, um número que faz dele o segundo maior terramoto desde que foi inventado o sismógrafo.
Tsunami atinge Ao Nang, na Tailândia.
Pessoas correm assustadas quando vêem a “onda gigante” se aproximando.
Catástrofe Humana
Ataque as Torres Gêmeas
Foi na manhã do dia 11 de