Catástrofes
INTRODUÇÃO 3 CATÁSTROFES NATURAIS 4 TABELA 5 TERREMOTO NA ITÁLIA 6 TERREMOTO E TSUNAMI NO JAPÃO 9 TERREMOTO E TSUNAMI NO CHILE 11 CONCLUSÃO 15 BIBLIOGRAFIA 16
INTRODUÇÃO
Esse trabalho irá falar sobre catástrofes naturais, o que são, os problemas e transtornos que causam a sociedade em geral e as principais catástrofes que ocorreram nos últimos anos.
Como ocorreu o terremoto na Itália em 2009, quem acabou levando a culpa pelo ocorrido, número de vítimas e relatos que de quem vivenciou o fato, a devastação e o perigo para quem morava na região, o terremoto e o tsunami que devastaram a costa do Japão e o terremoto e o tsunami que afundaram o solo do oceano no Chile.
CATÁSTROFES NATURAIS
São acontecimentos súbitos de origem natural, na qual muitas vezes eles são imprevisíveis, que podem provocar vítimas e danos materiais. Essas catástrofes afetam gravemente a segurança das pessoas, as condições de vida do povo e a estrutura socioeconômica de um país, devido a processos de ruptura entre o sistema natural e o sistema social.
Por vários anos, os motivos das catástrofes limitaram-se a ser exclusivamente fenômenos de origem natural (sismos, erupções, furacões, enchentes, etc.), mas a intervenção humana e a evolução tecnológica provocaram o aumento dessas catástrofes. Os efeitos das catástrofes naturais são agravados pelas ações humanas através de comportamentos inconsequentes e negligentes, como por exemplo, a impermeabilização dos solos, construções irregulares, desmatamento das margens de rios, entre outros.
A vulnerabilidade das diferentes sociedades às catástrofes naturais depende do seu grau de desenvolvimento: são mais vulneráveis os países subdesenvolvidos, caracterizados por grande pobreza, elevadas densidades populacionais e sem capacidade tecnológica e financeira para evitar ou reduzir os efeitos dos acontecimentos catastróficos.
Para minimizar as consequências dos riscos naturais e evitar que transformem-se em