Catástrofes
Riscos e Catástrofes naturais Furacões Secas Vagas de Calor Inundações Incêndios Avalanches Sismos Vulcões Deslizamento de Terra
Páginas: 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
2
Riscos: É uma probabilidade de ocorrer um fenómeno catastrófico. Catástrofes: É um acontecimento súbito quase sempre imprevisível, com vítimas e danos materiais que afecta gravemente a segurança das pessoas e as suas condições de vida.
De entre os fenómenos naturais capazes de provocar enormes catástrofes para a Humanidade destacam-se, pelo seu maior impacto, os Riscos Climáticos ou Atmosféricos e os Riscos Geológicos ou Internos. Os Riscos Climáticos ou Atmosféricos são constituídos por: Furacões; Secas; Vagas de Calor; Inundações; Tempestades; Tornados; Avalanches; Blizzards; Incêndios.
Os Riscos Geológicos ou Internos são constituídos por: Sismos; Erupções Vulcânicas; (Avalanches); Deslizamentos de Terra.
3
Os Furacões (no Atlântico), também conhecidos por Ciclones tropicais (no Índico) e por Tufões (no Pacífico), é um dos tipos de tempestade mais poderosa e destrutiva. A distribuição deste tipo de fenómenos está limitada a seis regiões do globo, todas elas situadas sobre oceanos tropicais e subtropicais, pois é aí que se verificam as condições necessárias para que uma ligeira instabilidade no ar possa transformar-se numa violenta tempestade. Nessas regiões, o vapor da água do mar quente é sugado violentamente para áreas de baixa pressão, elevando-se e condensando-se em bancos de nuvens de grande desenvolvimento vertical. Dando origem a chuvadas torrenciais acompanhadas de ventos muito fortes, que podem atingir os 300 km/h.
As formas de prevenção são: • Impedir construções nas áreas de Risco; • Utilização dos Sistemas de Alerta; • A Observação através de Satélites Meteorológicos.
4
As secas relacionam-se com períodos longos sem precipitação e temperaturas demasiado elevadas, ocorrendo sobretudo em áreas de clima Desértico, Tropical seco e Temperado