propriedades quimicas dos lubrificantes
Acidez e Basicidade
A acidez ou alcalinidade de um lubrificante é uma das características que definem respectivas. Dê-nos o novo óleo informações sobre o grau de refino e aditivos do óleo . Nos óleos utilizados nos dá informações sobre o seu nível de degradação (oxidação, poluição , estado de aditivos, etc.) e pode nos alertar para potenciais problemas no sistema de lubrificação.
Na forma de um óleo que pode ter dados de acidez e alcalinidade simultaneamente. Isto é devido à natureza dos componentes ácidos e básicos, tais como os produtos de oxidação ( ácido ) ou aditivos detergentes (de base). Estas substâncias são suficientemente baixa para não neutralizado proporção um com o outro.
Acidez
Em química chamado ácido de qualquer substância (orgânico ou inorgânico) contendo hidrogénio em conjunto com um não-metal ou um átomo de hidrogénio e iões de radicais metalóide de iões produzida por diluição com água .
A natureza ácida de um lubrificante é determinada pela presença de substâncias ácidas em óleo.
Podemos distinguir dois tipos de acidez no óleo:
Acidez Mineral, causado por refino de ácido residual.
Ácido orgânico, causada por produtos de oxidação e aditivos.
Durante o uso, o óleo é submetido a altas temperaturas e tensões mecânicas. Isto resulta na deterioração progressiva do óleo, provocando mudanças na composição do óleo. Substâncias através da oxidação e originam a capacidade protectora dos aditivos é reduzida. Este processo é acelerada quando se aproxima o final do período de vida operacional do óleo, o que pode levar à formação de depósitos de lodo, verniz e de carbono no sistema, diminuindo a viscosidade do óleo e à corrosão em peças de metal. Portanto, a variação da acidez do óleo é um bom indicador do nível de degradação.
O grau de acidez toleráveis depende do tipo de óleo e as condições de utilização, mas não se deve exceder os limites estabelecidos para o óleo para evitar danificar o