Propriedades periódicas
Centro de Ciências
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
Prática 04 – Propriedades periódicas
Aluna: Andréia Menezes Taveira
Matrícula: 369656
Curso: Farmácia 2014.2
Data da prática: 17/09/2014
Fortaleza - CE
1. INTRODUÇÃO
Na tabela os elementos estão organizados de acordo com o seu número atômico e estão separados em grupos e períodos. Os grupos ou famílias (verticais) estão organizados de acordo com a quantidade de elétrons de valência, que confere semelhança a estes elementos. Os períodos (horizontais) estão organizados de acordo com um número de camadas que o átomo possui.
Além do estudo de famílias e períodos, a tabela periódica auxilia na identificação dos elementos de acordo com algumas classificações mais abrangentes, como por exemplo, a relativa ao caráter metálico. Os metais que correspondem a aproximadamente 70% dos elementos conhecidos, possuem propriedades bem características como: elevada condutância térmica e elétrica, superfície de aspecto brilhante, maleabilidade e uma grande tendência a formar cátions por apresentarem baixa energia de ionização. Esta tendência se manifesta, por exemplo, nas suas reações com ácidos, liberando hidrogênio.
Esta prática será baseada nas propriedades dos metais alcalinos terrosos (Ba, Ca, Mg, Sr) e halogênios (Cl, Br, I).
A experiência com metais alcalinos terrosos será baseada na solubilidade de seus sais formados com íons de sulfato ( ), oxalato () e cromato . Tais sais podem apresentar características de pouca solubilidade, formando um precipitado. Também será analisada a experiência com os íons haletos e a solubilidade relativa dos sais formados com o íon . A maioria dos haletos dos metais é solúvel. Algumas exceções são compostos insolúveis AgCl, AgBr e AgI.
2. OBJETIVOS
Esta prática tem como objetivos:
Caracterizar alguns elementos como metal e não metal;
Verificar a sequência dos metais alcalinos terrosos no