PROPRIEDADES PERIÓDICAS
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Salvador, Bahia, Brasil 2013
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Relatório referente à prática de propriedades oxidantes e redutoras de alguns elementos da tabela periódica. Relatório realizado por estudantes do curso de Engenharia de Produção, disciplina Química Geral I do 1º semestre, profª Viviana Rocha.
Salvador, Bahia, Brasil 2013
1.0 REFERENCIAL TEÓRICO
Em 1869, o químico russo Dimitri Mendeleev organizou os 63 (sessenta e três) elementos conhecidos em ordem crescente de massas atômicas, principal propriedade conhecida na época. Tal classificação serviu de base para a construção da tabela periódica moderna, corrigida pelo físico inglês Moseley, que propôs a disposição dos elementos em ordem crescente de números atômicos. Os elementos são distribuídos em 7 (sete) linhas horizontais (períodos) e 18 (dezoito) linhas verticais (grupos ou famílias).
As propriedades periódicas são tendências ou características que apresentam variação na tabela à medida que se aumenta o número atômico [1]. Avaliam-se comparativamente os elementos da tabela periódica tomando como referência ora os elementos situados no mesmo período, ora elementos de um mesmo grupo. Entre eles, podemos citar o raio atômico, com o efeito de blindagem associado a átomos polieletrônicos, energia de ionização e afinidade eletrônica.
O raio atômico se refere ao tamanho do átomo. Podemos considerar como sendo a metade da distância entre os núcleos de dois átomos vizinhos. Nas famílias o raio atômico aumenta, pois, nesse sentido, aumenta-se o número de camadas, e,