aula arquitetura e montagem
Eletricidade Básica
Conceitos de Eletricidade
TENSÃO - Uma tensão, genericamente, pode apenas aparecer entre dois pontos. A tensão elétrica ou diferença de potencial elétrico é a diferença de concentração de elétrons entre dois pontos do circuito decorrente. O ponto de maior concentração de elétrons é dito pólo negativo (-), enquanto o outro ponto, conseqüentemente de menor concentração de elétrons, é dito pólo positivo (+).
A unidade de tensão é o VOLT, normalmente designado por U ou V. Um Volt é a tensão necessária para fazer com que um
Ampére circule por um resistor de um Ohm. A medida de tensão é feita por intermédio de um voltímetro, ligado em paralelo com a carga a ser medida. É importante lembrar que:
1 KV (quilovolt) = 1000 V, e 1 mV (milivolt) = 0,001 V.
Conceitos de Eletricidade
CORRENTE - A corrente elétrica ou intensidade de corrente é o deslocamento dos elétrons livres no circuito, sendo que o sentido da corrente que circula fora do gerador é sempre do pólo positivo para o pólo negativo. A unidade de corrente é o AMPÈRE, normalmente designado por A. Pelo condutor passam 6,25 trilhões de elétrons num segundo.
A corrente elétrica é medida com um amperímetro ligado em série entre o gerador e o consumidor.
Conceitos de Eletricidade
POTÊNCIA - A potência elétrica é definida por trabalho executado, em uma unidade de tempo, por exemplo, 1 segundo. A potência elétrica (P) é obtida pelo produto da tensão (V) com a corrente (I). A unidade da potência é o
WATT (a pronúncia correta é “UÁT”), normalmente designado por W.
Com a fórmula P = V.I podemos efetuar diversos cálculos bastante úteis na prática.
Conceitos de Eletricidade
Tomadas
Antes de instalar qualquer equipamento elétrico, é correto primeiro medir a tensão da tomada (conforme veremos mais adiante, ao estudarmos a utilização do multímetro) e conferir se é a mesma que está selecionada em seu