Propriedades periodicas e aperiodicas
Data: 01/04/2013
Nome do Aluno:
Disciplina: Química Geral e Experimental Professora: Titulo: Propriedades periódicas e aperiódicas
Data: 01/04/2013
Nome do Aluno:
1) QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS PROPRIEDADES PERIÓDICAS E AS PROPRIEDADES APERIÓDICAS?
R. As propriedades periódicas ocorrem à medida que o numero atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assume valores que crescem e decrescem em cada período da tabela periódica.
Entre as propriedades periódicas temos: Raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade, eletronegatividade, densidade, temperatura de fusão e ebulição e volume atômico.
Demonstração: a propriedade periódica eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita da tabela, uma vez que quanto menor um átomo maior será sua eletronegatividade.
Os valores das propriedades aperiódicas variam à medida que o numero atômico aumenta, mas não obedece a posição à tabela, ou seja, não se repetem em períodos regulares.
Exemplos de propriedades aperiódicas: Calor especifico índice de refração, dureza e massa atômica. É valido ressaltar que a massa atômica sempre aumenta de acordo com o numero atômico do elemento, e não diz respeito á posição deste na tabela.
2) ESCREVA QUAIS SÃO E COMO SÃO AS PRINCIPAIS PROPRIEDADES PERIODICAS.
R. As principais propriedades periódicas são: Raio atômico, Energia de ionização, Afinidade eletrônica e eletronegatividade, abaixo maiores detalhes:
Raio Atômico: Essa propriedade se relaciona com o tamanho do átomo, e para comparar essa medida é necessário comparar dois fatores: * Quanto maior o numero de níveis, maior será o numero do átomo; * O átomo que apresenta maior número de prótons exerce uma maior atração sobre seus elétrons.
Energia de ionização: Energia necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso: quanto maior o