Propriedades Periódicas e Aperiódicas
Propriedades Periódicas:
A palavra “periódica” é usada para se referir a alguma coisa que se repete em períodos regulares. Por exemplo, se toda quarta-feira você faz natação, isso é um evento periódico que se repete a cada sete dias. De modo similar, as propriedades periódicas são aquelas que variam periodicamente ao longo da Tabela Periódica, ou seja, à medida que o número atômico aumenta, tais propriedades assumem valores semelhantes para intervalos regulares.
As principais propriedades periódicas são:
* Raio atômico: O raio atômico é uma das propriedades periódicas dos elementos químicos, e representa a distância entre o centro do núcleo de um átomo e a camada mais externa da eletrosfera (camada de valência).
* Energia de Ionização: Energia de Ionização, também denominada de Potencial de ionização, corresponde à energia mínima necessária para retirar um elétron de um átomo ou íon no estado gasoso.
* Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica: Eletroafinidade ou afinidade eletrônica corresponde à energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro no estado gasoso.
* Eletronegatividade: A eletronegatividade representa a tendência que um átomo tem de atrair elétrons para si em uma ligação química covalente em uma molécula isolada.
* Eletropositividade: A eletropositividade é a tendência que cada átomo tem de perder elétrons, tornando-se um cátion em uma ligação química.
* Ponto de fusão e ebulição: O ponto de fusão e de ebulição são propriedades periódicas dos elementos, pois eles variam com a variação dos números atômicos ao longo da Tabela Periódica, o metal Tungstênio se funde (derrete) à temperatura de 3.410°C e entra em ebulição em 4.700°C.
* Densidade: A densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por