PROPRIEDADES MECÂNICAS
-TRAÇÃO:
Ensaio de tração: O ensaio de tração é muito utilizado na indústria de componentes mecânicos, pois possuem vantagens em fornecer dados quantitativos das características mecânicas dos materiais. As deformações causadas no material por esse tipo de ensaio são praticamente todas uniformes e ficam distribuídas por todo o corpo do material, pelo menos ate atingir a carga máxima no final do ensaio, e como a carga cresce numa velocidade lenta durante todo o teste o ensaio de tração é satisfatório para medir a resistência do material.
A uniformidade termina no momento em que é atingida a carga máxima suportada pelo material, quando começa a aparecer o fenômeno da estricção ou da diminuição da secção do corpo de prova, no caso de materiais com certa ductilidade. A ruptura sempre se dá na região mais estreita do material, a não ser que um defeito interno no material, fora dessa região, promova a ruptura, o que raramente acontece.
A precisão de um ensaio de tração depende da precisão dos aparelhos utilizados para medir. Quando as deformações são pequenas a precisão é maior na avaliação da tração, quando há maior variação de deformação causa mais imprecisão na avaliação da tração.
Até mesmo no inicio do ensaio de tração grandes erros podem ser cometidos, como por exemplo, se o corpo de prova não estiver bem alinhado, isso fará com que apareçam falsas leituras das deformações.
Então, para que esses erros não ocorram deve-se centrar bem o corpo de prova na máquina para que a carga seja aplicada da direção correta do eixo longitudinal. Ensaio convencional: Durante os ensaios, a deformação fica na região central, mais estreita, do corpo de prova. O diâmetro padrão é aproximadamente 12,8 mm, enquanto a seção reduzida deve ser pelo menos quatro vezes esse diâmetro. O corpo de prova é preso pelas extremidades nas garras de fixação do dispositivo de testes. A máquina de ensaio de tração é projetada para alongar o corpo de prova a uma taxa constante,