Critica do Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM
Livro: Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM
Capítulos: 1,2 e 3
No primeiro capítulo mostra de onde veio o Marketing de Relacionamento, falando sobre a soberania do cliente que são as pessoas que temos como objetivo, persuadir, conquista-los para vendemos os produtos desejados de diferentes empresas. Mostrando o valor que temos que ter com os clientes, técnicas de relacionamentos, onde devemos obter o foco e mostrando como usamos o marketing transacional vs marketing de relacionamento .
No segundo capítulo podemos ver o modo de que o marketing de relacionamento é associado ao CRM. Podemos aprender como esse tipo de marketing faz o crescimento das empresas, até onde podemos chegar nós relacionando ao consumidor, de forma inteligente e sempre indo atrás de informações para melhor atende-los, mas mostra também ações que não podemos fazer, pois do mesmo jeito que ganhamos a confiança de muitos consumidores podemos perdê-la.
Os clientes estão cada vez mais exigentes e as empresas cada vez mais tendo trabalho, mas podemos ver que se utilizarmos cada passo do marketing de relacionamento, podem conseguir todo tipo de clientes e diminuir as perdas de vendas.
No capítulo três mostra o conceito do marketing direto, que é feito para impulsionar nossas vendas e que necessitamos dele. E podemos ver que a ferramenta de coleta de dados é uma ferramenta necessária em qualquer área, com essa ferramenta bem trabalhada podemos, com muita capacitação de informações de clientes, podemos usar a favor da empresa utilizando forma mais correta e direcionada, de modo que vamos saber como induzir o cliente comprar aquele produto. Mostrando importância em muitas áreas do marketing como exemplo o call center, que necessita o banco de dados dos clientes para ser possível um bom trabalho .